Tricks or treats - travessuras ou gostosuras

O dia das Bruxas surgiu há dois mil anos, quando povos celtas festejavam o fim do verão, o início do Ano novo e as fartas colheitas. Sua comemoração original chamava-se SAMHAIN, também conhecida como o dia das Almas, pois acreditava-se que na noite de 31 de outubro acontecia o encontro entre o mundo espiritual e material.

No mundo moderno, o Halloween surgiu no século XIX, quando irlandeses implantaram a festa nos Estados Unidos. A data virou uma tradicional festa infantil na qual crianças se fantasiam e pedem doces de casa em casa, dizendo “tricks or treats” – travessuras ou gostosuras. A animação é tanta que dia 31 de outubro éferiado nos Estados Unidos.

Algumas crianças na Inglaterra não festejam o Dia das Bruxas. Mas alguns dias depois, a 5 de novembro, elas se divertem no Dia de Guy Fawkes.

Guy Fawkes foi líder de uma famosa tentativa de atentado que tinha como objetivo explodir o prédio do Parlamento Inglês, em 5 de novembro de 1605.

Até hoje, naquele dia, as crianças fazem uma enorme fogueira e um espantalho representando Guy Fawkes. Na cabeça feita de nabo esculpem olhos, o nariz e a boca. Nos ouvidos e na boca, colocam bombinhas. De noite, a fogueira é acesa e as crianças gritam, pulam e soltam bombas.

O espantalho de Guy Fawkes é trazido. Elas o balançam no ar e, de repente, o atiram à fogueira. Quando as chamas chegam à boca e ao ouvido do boneco, as bombinhas explodem!

Desde tempos imemoráveis, os homens e mulheres que lidam com as forças do Universo, como magos, bruxos e feiticeiras, vêm habitando a nossa imaginação. Dos livros ao cinema, passando pelos quadrinhos e pela telavisão, a vida dessas pessoas que lidam com essas forças desconhecidas foi explorada de diversas meneiras.

A lenda do Rei Artur tem versões em “A Espada era a Lei”, “As Crônicas de Artur’ entre outros. Seriados de TV como “A Feiticeira”, “Sabrina, A Bruxa Adolescente”, “Os Feiticeiros de Waverly Place”.

No cinema, as bruxas também estão sempre em alta cotação com o público. Desde o infantil “Fantasia”, de Disney, passando por “Convenção das Bruxas”, com Angelica Houston, até o plêmico “A Bruxa de Blair” e “Da magia à sedução”, com Sandra Bullock e Nicole Kidman, o prestígio deste tema junto ao espectador é imenso.

Atualmente não se pode falar em bruxos e magos sem lembrar de Harry Potter, de J.K. Rowling. A série de sete livros, que também virou filme, conquistou milhões de fãs, de todas as idades, em todo o mundo, com a história do garotinho, que com apenas um ano derrotou o pior bruxo de todos os tempos. Rowling criou um mundo totalmente novo baseado na mitologia, que caminha para virar um clássico.

Nos desenhos animados, os bruxos também estão lá. Nos anos 70, quem deu os primeiros sinais de controlar as forças sobrenaturais foi “Sabrina”, depois “He-man” e “She-Ra”. Nos quadrinhos da DC, tem Ravena, a bruxa que reuniu pela primeira vez Os Novos Titãs, enquanto na Liga da Justiça, os vilões tremiam frente aos poderes do Senhor Destino. Na Marvel, a Feiticeira Escarlate, de OS Vingadores, não dava moleza para seus inimigos, enquanto o Senhor Estranho visitava o mundo das trevas para impedir que algo ruim saísse de lá para importunar os mortais.

De bruxas boazinhas como em Twitches – as bruxinhas gêmeas até a terrível Feiticeira Branca, de As Crônicas de Nárnia ou dividos entre eles mesmo, como em “Harry Potter”, os bruxos e bruxas têm atraído sempre a atenção.

Referências

www.google.com.br

O Mundo da Criança Vol. 8 Festas e Costumes

Colbert, David. O Mundo Mágico de Harry Potter, Sextante 2001

SCI-Fi NEWS. Edição 82. Dezembro de 2004

Fotos:

disneychannelbr.blogs.sapo.pt

http://pt-br.icarly.wikia.com/wiki/IScream_on_Halloween

eduardoborges1.blogspot.com

Um comentário:

  1. Eu amo, amo, AMO Halloween, e tudo que há ligado a ele! Já fui umas três vezes pedir doces... O problema depois é comer tudo, hehe... Mas, enfim... Algum dia eu ainda vou nos EUA nessa época, deve ser bem mais legal o Halloween por lá.
    Sei que o dia já passou (foi ontem =P), mas você podia escrever um conto, uma histórinha sobre, não?? Se puder vou ficar muito feliz! =D

    Bjs
    Mah

    ResponderExcluir