Vida de escritor(a): E a aposentadoria? #Sério?


J.K. Rowling(se você não conhece, é a mente brilhante por trás de Harry Potter. Não conhece Harry Potter? Não fale comigo!) Brincadeira. Voltando. J.K. Rowling nunca disse aos pais que queria ser escritora. Porque, segundo a própria, seus pais perguntariam: " E a aposentadoria?"
Estamos juntas nessa, tia Jo. E muitas outras pessoas que sonham em ser escritores(as) devem passar por isso. 
Claro, se sua família é de classe média ou baixa, eles querem que você mantenha os dois pés no chão e não saia por aí voando com seus sonhos. Nossos pais trabalharam(trabalham ou tentaram) por um plano de aposentadoria. E eles preocupam-se com nosso futuro.
Eu estava pesquisando editoras e me deparei com o blog de uma escritora. Ela contava que vira um anúncio de um concurso literário e só tinha um mês para escrever o livro. Então, ela deixou o emprego para fazer isso...
Aí eu na frente do computador.


O quê? Se eu fizesse isso, seria xingada, amaldiçoada, excomungada! Seria a guerra da Capital contra o Distrito 12. Eu sendo o Distrito 12. #exagero
Quem quer ser escritor(a) em tempo integral, sabe. Se disser isso, as pessoas olham para você de um jeito estranho. Louca! Tá usando alguma substância. Maluco! Vai morrer de fome.
Seus pais te perguntam como vai viver disso, no futuro. Nunca vai ter garantia de aposentadoria.
Tem uma família que te apoia totalmente em sua carreira literária?


Eu não defendo você parar tudo para escrever. Se pode, ótimo! Devemos estudar, sim, e ter um plano B. E trabalhar enquanto não acontece. Até porque muitas vezes temos que pagar para publicar. #triste
Mas não podemos nos acomodar. Nem desistir do sonho pela visão pessimista dos outros. Até porque do jeito que vai o Brasil, não sabemos até quando vai resistir a Previdência Social. Estão, cada vez mais, arrochando(desculpe a palavra) o trabalhador.
Podemos, sim, viver de vender livros no Brasil. Há muitos exemplos no mercado editorial. É só continuar tentando. Escrever nos minutinhos disponíveis entre as aulas, à noite, nos fins de semana. Até no trabalho, se for possível(escrevi esse texto no trabalho #quecoisafeia #tinhanadaprafazer) O que vale é não desistir. E, bom, se é muito importante, descobrir outras possibilidades de plano de aposentadoria.

Soraya Freire é escritora, gestora ambiental e estudante de Letras. Já pensou em desistir, várias vezes, mas sempre segue em frente, em busca do sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário