(Resenha) O bosque das faias, de Amanda Bonatti




Quando vi a capa de "O bosque das faias", de Amanda Bonatti, me apaixonei de imediato. Eu amo romances de época.
O romance conta a história de Joanna Hour. No século XIX esperava-se que as moças se casassem muito jovens e com homens ricos. Joanna encontra-se em conflito com os pais que exigem que ela se case e rápido. Sua irmã mais nova, Sophie, preocupa-se que ela não possa se casar antes que a mais velha se case.
É quando aparece o jovem herdeiro Philllip Motier. Ou melhor, alguém que a família Hour confunde com ele. O rapaz, na verdade, é Alexandre Franz, criado de Motier, que veio entregar-lhes um convite para o baile de boas-vindas da nova família da vila.
Quando Phillip chega ao povoado, com seus irmãos mais novos, causa um alvoroço. Todas as famílias consideram-no um bom partido. E quando os Hour descobrem a mentira de Franz, agravada por uma armação de Sophie, tudo se complica. 
Joanna vê-se dividida entre o novo sentimento da paixão e sua ânsia por liberdade. 
Entre mal-entendidos, dissimulações  e grandes paixões, esses jovens apenas buscam algo grande que se chama amor. Cada um o define e sente diferentemente mas objetivam o mesmo: a felicidade.
A escrita de Amanda Bonatti nos põe na França do século XIX, com uma linguagem refinada sem ser excessivamente culta. Senti falta de mais expressões em francês, mas isso não diminui em nada a qualidade do texto. 
Embora seja uma história longa, com muitos personagens, Amanda controla com esmero cada sub plot, mantém os protagonistas em uma linha rápida e bem desenvolvida. Não percebemos enquanto o enredo se desenvolve e as páginas vão passando em um movimento leve. Alguns escritores encaixam-se em determinados estilos. Amanda Bonatti sabe bem o que está fazendo. E sua maneira doce e delicada de escrever e de tratar o público se encaixa perfeitamente no nicho dos romances de época.


Soraya Freire é escritora, gestora ambiental, estudante de Letras-Inglês e ama romances de época.



Soraya, que feliz surpresa a sua resenha! Adorei! Muito obrigada pelo carinho e por suas palavras. Resenha perfeita! Grande beijo, Amanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário