(Resenha) Vozes da Terra, org. Erik Thomazi


Quando Erik me colocou no grupo da antologia folclórica, que ainda não tinha título, eu não sabia muito bem o que faria. A proposta era escrever contos que enaltecessem o folclore brasileiro. Tirando minhas fanfics de Harry Potter, eu me mantenho longe de experiências com fantasia. Folclore brasileiro, então.
Mas a proposta era rica e necessária. Estamos acostumados com literatura de mitologia nórdica, europeia, que lidam com mitos universais. Enquanto nossos seres fantásticos são deixados de lado, desde que Monteiro Lobato se propôs a fazer O Sítio do Pica-pau Amarelo, séculos atrás. 
"Vozes da Terra" surge, então, com a proposta de juntar vários autores para escreverem contos que revisitem as lendas do nosso folclore. E eles fazem isso de maneira brilhante. 
Logo de cara, nos encontramos com vários seres, no conto de Fabryce Scharlau. O meu conto vem logo depois, tentando dar uma explicação de como a lenda a Iara começou. Um romance com um ser que sempre envolve mistérios à meia-noite se desenvolve no conto de Diana Miranda.
Nanda Miranda nos traz uma amizade entre uma índia misteriosa e um ser antropomorfo de morcego. Douglas Andrade entrega uma história de dar arrepios em "Dívida". Rogério Alves me fez revisitar a infância ao me lembrar de uma história que minha tia contava, sobre uma bola de fogo que mostra onde tem ouro. Porém o conto dele fala mais sobre o quanto a ganância pode destruir a natureza. 
Beto Oliveira, com uma narrativa bem construída, descritiva, leva um simples tarrafeiro em uma aventura rica em referências indígenas. Gustavo Rosseb vem com o conto que dá nome à antologia, "Vozes da Terra", em uma narrativa de como almas são perdidas em nome da usura, em tributos ao Mal. Iza Costa traz um relato de como a força da fé e do amor pode derrotar um feitiço. 
Em "Penumbra", Marlon Souza, faz um relato comovente de como um garotinho perdeu seu irmão para a Cuca. Erik Thomazi, em "Proteger é a Lei", nos conta como Kaypora e Curupira se conheceram. Izabela Souza faz um relato triste de como um garoto inocente é enganado por um saci. Marcos Diniz nos conta como a Mula Sem Cabeça surgiu de uma maneira diferente da qual conhecemos(que eu conheço, pelo menos). O livro de encerra com "Tributo ao Legislador", de John Gilbert, a saga de dois jovens para salvar uma aldeia de um Mapinguari, que a versão nacional de ciclope.
Gostaria de falar mais, mas fazer uma resenha sobre uma antologia é difícil. Deixo a você, leitor, a curiosidade de descobrir mais sobre essa obra, que tive o prazer de escrever, participar e humildemente estar entre escritores de talento e escrita tão refinada e fantástica! 

Contos de:
Beto Oliveira - O Morro do Diabo
Diana Miranda - Sob o luar
Douglas Andrade - Dívida
Erik Thomazi - Proteger é a lei!
Fabryce Scharlau - A lenda de Upiara
Gustavo Rosseb - Vozes da Terra
Iza Costa - Índia das águas
Izabela Souza Ferreira - Um menino, um sonho, um saci
John Gilbert - Tributo ao Legislador
Marcos Diniz - Pelo seu pecado o castigo vem a galope
Marlon Souza - Penumbra
Fernanda Miranda - Cupendipe e a Índia-lua
Rogerio Alves - Matriarca dourada
Soraya Freire - Não se encontra todo dia

Adquira o livro em: https://livrosnacionais.lojaintegrada.com.br/vozes-da-terra ou procure qualquer um dos autores nas redes sociais, ou pessoalmente, se tiver o prazer de conhecê-los.