Artigo da Jennette McCurdy sobre o câncer da mãe dela

Câmera desligada, A Luta da Minha Mãe Com o Câncer

Por Jennette McCurdy (no The Wall Street Journal)

Tradução: Soraya Freire e Riana Freire

Há pessoas que acreditam que jovens atores nas séries de TV tem isto fácil e que eles nunca tem um momento difícil na vida deles – nem uma simples prova ou obstáculo. Eu não culpo as pessoas que pensam isso porque nós, como jovens atores, gastamos nossos dias fazendo famílias rirem e usamos emoticons de rosto sorridente em quase todo tweet que enviamos. Embaixo da fachada despreocupada, você pode ser surpreendido ao saber que alguns de nós atualmente tem que enfrentar muitas tribulações.

Em Março de 1995, minha mãe foi diagnosticada com Estágio IV de câncer na célula do canal mamário, também soube como enfrentar o câncer, e precisou de um transplante de medula, quimioterapia, enfrentar cirurgia e muitas sessões de radiação. Enquanto minha mãe estava em isolamento, os doutores disseram a ela para chamar a família dela porque eles não esperavam que ela estivesse lá no dia seguinte. Minha mãe me contou que um dos maiores medos dela ao ouvir essas notícias era que a criança mais nova dela não se lembrasse dela – eu tinha 2 anos naquele tempo e meus irmãos tinham 5, 7 e 11.

Miraculosamente, minha mãe triunfou ao fim.

Os médicos dela disseram que isto desafiou o entendimento deles de madicina. Claro, nossa família inteira estava aliviada e muito grata além da medida. Contudo, como qualquer sobrevivente de câncer sabe, muito check-up depois da recuperação é uma experiência de rachar os nervos. Todo tempo os resultados voltavam limpos, um sentimento de alívio espalhou-se por todos nós.

Quando ela finalmente alcançou a marca dos 15 anos livre do câncer, eu duvidava que isto atravessaria alguma de nossas mentes, que o câncer dela retornaria. Mas isto aconteceu.

Em Fevereiro de 2010, minha mãe fez uma cirurgia no seio e os médicos dela encontraram células de câncer nos seios dela. Depois de severas ultrassons, eles também encontraram câncer no crânio, nos nódulos linfáticos, costelas, esterno, tórax e colua lombar e pelvis.

E só algumas semanas atrás, eles encontraram câncer no cérebro da minha mãe e ela começou outra rodada de quimioterapia para o câncer no resto do corpo dela.

Eu não podia imaginar como deve ser difícil para minha mãe tolerar tudo que ela passou e continua passando – a dor, a preocupação e a batalha. Ela acorda todo dia sofrendo e vai dormir sofrendo mais ainda. Minha mãe, a constante otimista e efervescente, a mulher espirituosa que eu sei que ela é, está presa com este monstro horroroso chamado câncer.

O câncer causa sofrimento na família de todo paciente. Eu entrei num estado de choque quando sube que o câncer dela tinha voltado. Claro, eu cresci sabendo da história médica dela mas eu era tão jovem quando ela foi diagnosticada pela primeira vez que minha idade tinha me protegido de saber realmente o que isto significava. Mas não agora.

Quando o choque passou, tudo que eu sentia era raiva. Eu estava irritada e facilmente agitada. Eu estava louca que minha mãe tinha que ir até o fim com uma coisa terrível de novo. Eu estava confusa como isto poderia voltar depois de 15 anos de vida livre do câncer e perplexa que os médicos não encontaram isto mais cedo.

Quando eu estou com minha mãe, eu tento agir como se nada estivesse errado. Ela mesma faz um ótimo trabalho disto. Ela mal pode levantar, ela ainda levanta antes de mim de manhã então ela pode me fazer uma caneca de chocolate quente. Eu não sei como ela faz isto, mas ela alega que isto a faz feliz.

A parede protetora que eu criei para mim mesma desmorona às vezes. Eu tenho várias perguntas, mas eu tenho medo das respostas, então eu tenho tendência a evitá-las. Eu sinto como se eu não soubesse as respostas, então elas de algum modo não são reais.

Eu estou agradecida que eu recentemente tenho sido capaz de discutir o câncer de minha mãe com ela mais abertamente. Embora a conversa possa ser difícil, eu entendo como é importante ter esta oportunidade de discutir isto com ela porque isto fornece um sentimento melhor de entendimento e compaixão.

Se você é uma pessoa jovem lutando com o câncer de um pai, eu recomendo conversar com eles tão muito ou tão pouco como eles são capazes. Você não quer deixar seu pai desconfortável, mas dê a eles a chance de dizer tudo que eles sentem que eles precisam dizer. Algumas vezes, os pais podem ter um tempo difícil apenas julgando quanta informação você pode ou não pode querer saber. Afinal de contas,vocês são os filhos deles e os pais sempre colocam as emoções das crianças antes das deles próprios.

Se você está lendo isto e você era uma daquelas pessoas que pensavam, “jovens atores tem vidas perfeitas”, eu espero que você pensará diferente agora. Nós temos desafios. Nós choramos. Nós estamos experimentando coisas difíceis. Mas nós continuaremos a sorrir e fazer brincadeiras porque, como artistas, mesmo se nós estamos privativamente lutando com provas muito dolorosas, nosso trabalho é fazer outros esquecê-las.

Artigo em inglês: http://blogs.wsj.com/speakeasy/2011/06/11/off-camera-my-moms-fight-with-cancer/?mod=google_news_blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário